O uso de energia sustentável é importante para transformar a casa e o conforto das pessoas no dia a dia.
Afinal, permite a obtenção de energia com baixo custo, ao mesmo tempo em que proporciona mais conforto para utilização do imóvel.
Pensando nisso, nós trouxemos uma série de informações sobre energia sustentável e tecnologias que podem transformar sua casa. Confira tudo a seguir.
Energia sustentável: conheça tecnologias para transformar sua casa
Muitas pessoas só associam energia sustentável ao projeto visando captar energia solar para reduzir a conta de energia elétrica na casa, mas não é só isso, existem algumas possibilidades, como:
1. Uso de lâmpadas externas que captam energia solar
Todo imóvel precisa de lâmpadas externas com a finalidade de garantir uma iluminação que confere maior segurança para a propriedade.
Dito isso, é interessante sempre ter o cuidado de procurar por opções que sejam capazes de proporcionar segurança e economia.
Atualmente, existem modelos de lâmpadas externas que possuem pequenas placas fotovoltaicas, responsáveis por captar energia da luz solar o dia inteiro, convertendo em energia que acende a lâmpada durante o anoitecer.
Além disso, o custo benefício é excelente e você consegue aproveitar um equipamento eficiente, autônomo e que dá segurança ao imóvel.
Leia também: O impacto da tecnologia na vida humana
2. Sistema de aquecimento de água usando energia solar
Quem não abre mão de um bom banho quente sabe que o aquecimento de água acaba pesando no orçamento familiar.
O chuveiro elétrico é um dos elementos que mais consome energia na casa, o que faz com que seja interessante contar com sistema de aquecimento de água que usa energia solar.
Dessa forma, é possível reduzir muito os custos mensais, ao mesmo tempo em que não estará abrindo mão de conforto.
É muito comum que hotéis e locais que usam muita água aquecida por causa do clima frio durante o inverno façam um bom proveito da tecnologia.
Afinal, é possível lavar louça, tomar banho e até mesmo lavar roupa com mais conforto tendo água quente no inverno sem que isso pese na conta de energia elétrica.
Portanto, vale a pena analisar em seu imóvel se o uso de energia solar somente para aquecer a água é um bom investimento ou se vale mais a pena usar placas solares para o imóvel todo.
3. Balizadores que captam energia solar
Quem mora em residência com jardim, pode aproveitar balizadores que possuem placas fotovoltaicas e captam energia solar o dia inteiro.
Dessa forma, quando anoitece o balizador ilumina o caminho no jardim sem gastar energia elétrica.
O que faz com que a casa se torne mais econômica, segura e bem iluminada de uma forma totalmente sustentável e visualmente bela.
Portanto, é uma ótima tecnologia para usar em casa, aproveitando a possibilidade de usufruir de uma conta de energia mais em conta.
4. Cisternas
Apesar de não ser uma tecnologia recente, as cisternas são excelentes para ter em casa e reduzir significativamente os custos e impactos ambientais.
Tendo em vista que, a cisterna permite a captação de água de chuva é possível usar a água para lavar a calçada, quintal, carro, regar plantas e até mesmo dar descarga na privada do imóvel.
Dessa forma, é possível economizar significativamente na conta de água do imóvel usando um sistema compacto, eficiente e resistente que capta a água da chuva no telhado.
5. Painéis solares
Cada vez mais populares no Brasil inteiro, os painéis solares são excelentes por permitirem aos usuários economia significativa por, no mínimo, 20 anos.
Um sistema de painéis solares é capaz de produzir energia com alta eficiência por até 25 anos dependendo diretamente da manutenção do sistema.
Dessa forma, é possível ter um imóvel mais sustentável, com custos mais baixos e que possibilita um bom aproveitamento do recurso de energia solar.
Afinal, o Brasil é um país subtropical, o que permite muitos dias ensolarados como parte do cotidiano da população.
Aproveitar toda essa potência do sol para ter energia de qualidade, sustentável e que reduza seu custo mensal é uma ótima ideia.
Além disso, por estar cada vez mais popular no país, o custo do sistema de painéis solares está cada vez menor. O que contribui para que seja possível financiar o sistema com facilidade e garantir essa tecnologia para o uso em seu lar.
6. Isolamento do imóvel
Outra tecnologia que pode ser usada no dia a dia para evitar desperdício de energia é o isolamento eficiente da casa.
Existem inúmeras estratégias de construção que visam manter o imóvel mais frio durante o dia e com temperatura agradável durante o dia.
De modo que, o período no qual o sol incide sobre a construção não seja responsável por aquecer demais e a luz solar possa ser aproveitada para evitar o uso de energia elétrica ao longo do dia para iluminar artificialmente o imóvel.
Um bom arquiteto é responsável por analisar todos esses detalhes e garantir uma estrutura inteligente no imóvel, aproveitando ao máximo os recursos naturais e a tecnologia de isolamento térmico para uma propriedade agradável de usar no dia a dia.
Uso consciente é fundamental no dia a dia
Mesmo os imóveis que ainda não conseguem trazer tecnologias de energia renovável, devem ser usados com bom senso.
A utilização de novas tecnologias para automatizar o imóvel, por exemplo, é uma medida interessante para que haja redução de desperdícios e otimização do imóvel.
Afinal, é possível controlar a casa toda até mesmo à distância, evitando que ambientes fiquem com luzes acesas em vão.
Bem como, é possível reduzir o custo de energia ao programar horários de acionamento e desligamento automático do imóvel.
Aspectos que são excelentes não só no dia a dia, como também quando a família viaja e precisa da comodidade de controlar o imóvel à distância.
Seja com um sistema de energia sustentável ou usando o sistema de energia convencional, o uso de tecnologias que automatizam o imóvel é excelente para redução de custos e melhora de resultados no uso consciente do imóvel.
Portanto, aproveite as informações e comece a usar as tecnologias cabíveis em seu imóvel para ter os melhores resultados possíveis.



