Atendimento Domiciliar para Atualizar Dados do Bolsa Família

Você sabe qual estado brasileiro está tendo Atendimento Domiciliar para beneficiados pelo Bolsa Família?

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Não! Então, confira em nosso artigo e saiba todos os detalhes desse serviço.

Essa iniciativa visa atender famílias vulneráveis que necessitam de suporte em relação ao Cadastro Único.

Dessa forma, na primeira etapa, os atendimentos serão às famílias que estão temporariamente sem receber o auxílio.

E o motivo está relacionado à necessidade de atualização cadastral.

As equipes começarão a visitar as residências já a partir do próximo mês, agosto, para realizar as atualizações.

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Saiba qual estado vai realizar o Atendimento Domiciliar.

Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou a Central de Cadastro Único (Cecad).

Foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Essa unidade se faz, exclusivamente, responsável por facilitar as atualizações obrigatórias exigidas pelos órgãos:

  • Ministério do Desenvolvimento;
  • Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
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Como vai Atuar esse Atendimento Domiciliar?

O programa vai funcionar de forma bem prática e segura.

Ademais, o beneficiário não precisa se preocupar em agendar horário no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A equipe da Cecad fará a triagem, assim como, o contato com os beneficiários através dos números fornecidos durante o cadastro.

Eles explicarão todos os procedimentos e agendarão a visita com uma semana de antecedência.

É confiável as equipes de visitas?

Sim! As visitas serão realizadas por equipes capacitadas, seguindo protocolos rigorosos de segurança.

Ao decorrer da assistência domiciliar, a equipe deve se identificar e o visitado já saberá dados do visitante, como nome, por exemplo.

Cabe ao morador conceder autorização para adentrar em sua casa.

Durante a visita, o beneficiário receberá orientações sobre o motivo da visita, além de informações sobre preenchimento cadastral e as assinaturas necessárias.

Algumas informações devem ser apresentadas como:

  • Composição familiar;
  • Renda;
  • Endereço e outros dados importantes.

Além disso, serão exigidos pelo grupo de trabalho da Central do Cadastro Único, os seguintes documentos:

  • RG e CPF de todos os membros;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de trabalho;
  • Declaração escolar dos filhos.

Existem exceções para o Atendimento Domiciliar?

Sim! Apesar de o atendimento domiciliar ser padrão, algumas exceções existem.

Essas exceções estão descritas conforme a Instrução Normativa Conjunta Sagicad/Senarc/SNAS/MDS nº 05, de 04 de janeiro de 2024.

Elas incluem, por exemplo:

  • Situações de calamidade;
  • Emergências;
  • Ou áreas de risco.

Assim, nestes casos a atualização pode ser procedida pela internet, através do Portal de Gestão do Cadastro Único.

Outros estados seguirão o exemplo do Distrito Federal?

Certamente! Toda experiência obtida pelo programa no Distrito Federal servirá de modelo para outras regiões do país.

Claro que a expectativa por parte do governo e os órgãos envolvidos, são que os resultados sejam positivos.

Sendo assim, o programa poderá ser ampliado para outros estados, beneficiando milhões de famílias em todo o Brasil.

Públicos que estão previstos ao atendimento

Os pilares da definição do público são averiguação cadastral e priorização.

Famílias que têm impedimento para obter informações ou têm limitações de locomoção, ou outras razões significativas que impeçam o deslocamento até as unidades de atendimento.

Aqueles que fazem parte aos (GPTE), estipulados no Cadastro Único, de acordo com o que estabelece o art. 29 da Portaria n. 810, de 14/09/2022.

O mínimo exigido pelo programa de atendimento domiciliar é de 20% daquelas famílias que estão inscritas no DF.

Dessa maneira, a equipe montada para prestar atendimento, também identificará outras famílias que necessitam de visita.

Famílias que atualmente estão passando por uma verificação de dados exigida pelo Governo Federal.

E a atualização do CadÚnico precisa de atendimento domiciliar.


Fonte:agenciabrasilia.df.gov.br

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