Реклами
Durante muitos anos, a rede privada virtual, ou VPN, foi utilizada apenas nas empresas para proteger as redes internas.
Em uma época em que os dados pessoais online preocupam muitos usuários da Internet, o uso de uma VPN está se democratizando cada vez mais entre os indivíduos.
No entanto, a utilidade de uma VPN nem sempre é compreendida e assimilada por todos.
Desde sua definição rigorosa até seus múltiplos usos, aqui está tudo o que você precisa saber sobre a VPN antes de escolher uma para você.
O que é uma VPN e como essa ferramenta funciona?
Hoje, cerca de um terço dos usuários da Internet usam uma rede privada virtual. Embora sua definição possa parecer complicada, a VPN é um produto muito fácil de acessar. Completa e eficaz, permite a segurança do seu utilizador durante a navegação na web.
Реклами
Pode ser interessante saber como funciona tecnicamente uma VPN. No entanto, e felizmente, não é necessário entender como funciona para poder usá-la.
Qual é a utilidade de uma VPN?
Há várias vantagens em passar por uma VPN. A sigla vem do inglês Virtual Private Network, que significa rede privada virtual.
Concretamente, é um software que cria uma ponte segura entre o usuário e a Internet. Todas as informações que passam por ela são criptografadas e um novo endereço IP é criado para o usuário.
Реклами
Прочетете също: O que é suporte de TI?
Independentemente do dispositivo em que a VPN está instalada, sua definição é a mesma.
Isto porque um software VPN pode ser compatível com Windows, macOS, mas também com um smartphone ou tablet. Estamos falando de um aplicativo VPN.
Hoje em dia, é possível usar sua rede privada virtual em muitos meios, como:
- o seu computador;
- o seu smartphone;
- a sua televisão;
- seu console de jogos.
Em geral, considera-se que todos os dispositivos que se conectam à Internet podem se proteger por meio de uma rede privada virtual.
No entanto, ainda é essencial olhar primeiro para a compatibilidade da rede privada virtual escolhida para não ter surpresas desagradáveis durante o uso.
Entenda bem como funciona
Quando um usuário usa uma rede privada virtual, ele usa um serviço fornecido por um provedor de VPN.
Cada fornecedor tem uma rede de servidores em todo o mundo. É graças a esses servidores que a VPN pode oferecer navegação segura aos seus assinantes.
Na verdade, ao se conectar a uma VPN e, portanto, a um dos servidores do provedor, o tráfego da Internet passa pelo servidor desse provedor antes de chegar ao site final.
Este último, portanto, não tem acesso o endereço IP original do assinante. O mesmo se aplica ao provedor de serviços de Internet que perderá o controle do usuário da Internet.
Falamos então de tunneling porque, em vez de passar pelo provedor de acesso, o tráfego passa pelo túnel seguro e criptografado para tornar o usuário e sua pesquisa totalmente anônimos.
Tudo isso é realizado sem nenhum vestígio visível para o assinante.
VPN: uma ferramenta que ainda é fácil de usar
Seu uso é tão simples de entender quanto sua definição. Mesmo as pessoas menos confortáveis com computadores poderão instalar uma VPN, pois o software é intuitivo.
Uma rede privada virtual pode ser usada em um tablet, um computador ou um smartphone. Em geral, basta clicar duas vezes no mouse ou na tela para escolher o servidor e depois se conectar a ele.
Dependendo de suas necessidades, o usuário pode facilmente alterar a localização de seu servidor e, portanto, aproveitar certos recursos.
Portanto, não há razão para temer um uso complexo de sua rede privada virtual, já que o software em si é realmente fácil de usar.
Além disso, em caso de problema, o suporte ao cliente de alguns fornecedores existe para orientar o usuário da Internet e resolver quaisquer obstáculos encontrados.
Muitos líderes de mercado como ExpressVPN, CyberGhost ou NordVPN têm um chat online acessível a qualquer hora do dia. Uma ferramenta útil para obter ajuda rapidamente.
Quais são as principais vantagens de uma VPN?
De acordo com explicações anteriores sobre o significado e funcionamento de uma VPN, agora é claro que a Rede Privada Virtual criptografa dados, protege as informações de seu usuário e fornece um novo endereço IP para seu usuário.
Concretamente, quais são os principais usos de uma VPN e, acima de tudo, o que você pode fazer com ela? Aqui estão os principais casos de uso de uma rede privada virtual.
- Tornar-se anônimo ao navegar na Internet;
- Levantar as restrições geográficas de alguns websites;
- Proteger-se de ataques cibernéticos.
Esta é apenas uma lista não exaustiva, pois as vantagens de uma VPN são muitas.
Torne-se anônimo na Internet através de uma rede privada virtual
Uma das principais razões pelas quais um utilizador da Internet utiliza uma VPN é, sem dúvida, para anonimizar a sua passagem pela rede. Isso porque, como descrito acima, uma VPN se encarrega de criar um túnel seguro. Ela criptografa os dados do usuário e o torna anônimo.
Assim, quando um assinante se conecta a uma rede não privada, por exemplo, ninguém pode espionar a navegação. Ao contrário da crença popular, é muito fácil para hackers amadores ver tudo o que um usuário faz por meio de uma rede WiFi insegura.
Na verdade, se ele não tiver uma VPN para se proteger, o usuário pode facilmente ter informações confidenciais roubadas, mesmo que o hacker tenha um mínimo de conhecimento de computador.
Ao criptografar dados com uma VPN, não há mais preocupações, pois a VPN garante proteção em redes WiFi públicas.
Deve-se ter em mente que usar uma VPN é uma das soluções mais ideais para proteger seus dados na Internet. O mesmo se aplica a muitas outras informações confidenciais que podem passar pela Internet.
Melhore o download com uma rede privada virtual
Por fim, outro interesse a não ser negligenciado sobre o uso de uma VPN: o download sem risco.
Se o download de torrents, ou seja, não livre de royalties, for punido por lei, assinar uma VPN ainda permite que você aproveite o download ilegal sem ser pego.
Para isso, muitos usuários usam a rede privada virtual para contornar bloqueios e baixar conteúdos anonimamente. Como o provedor de VPN fornece ao usuário um novo endereço IP, o endereço IP real nunca é revelado. Este ponto é de fato um grande caso de uso das VPNs.
