A popularização dos carros elétricos é algo que vem gerando dúvidas nos consumidores. Afinal, é uma novidade não só do ponto de vista ecológico, como também, é algo que altera completamente a mecânica do veículo.
Por isso mesmo, é natural ter dúvidas sobre o custo-benefício, se o veículo é realmente tão vantajoso quanto as empresas desejam que ele pareça ser e uma série de outros detalhes.
Pensando nisso, nós trouxemos uma série de informações sobre vantagens e desvantagens dos automóveis elétricos. Confira tudo a seguir.
Carros elétricos: uma novidade não tão recente
As mudanças de tecnologia ao redor do mundo trazem avanços, como no caso dos veículos recarregados através da energia elétrica que já são muito populares ao redor do mundo.
No Brasil a novidade ainda não é tão expressiva nas ruas por causa do alto investimento que é inevitável para adquirir um modelo elétrico.
Além do mais, é necessário ter uma estrutura rodoviária com carregamento para que os veículos movidos a energia elétrica possam circular e recarregar com facilidade em pontos que tenham tomadas para os carros.
Portanto, é algo que ainda tende a demorar a se democratizar no Brasil, principalmente por causa das distâncias gigantescas entre Estados brasileiros.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro as áreas de recarga já são mais comuns. Enquanto, no restante do país são poucos os empreendimentos como shoppings e condomínios que possuem espaço para recarregar veículos por corrente elétrica.
O que acaba sendo uma barreira para as pessoas que pretendem usar somente o veículo elétrico. Afinal, é preciso se programar para percorrer distâncias seguras sem que o carro descarregue por completo.
Leia também: Lixo eletrônico: efeito do avanço tecnológico.
Principais vantagens dos carros elétricos
Se você tem interesse em comprar um automotor elétrico, nós trouxemos uma série de informações que vão te ajudar a tomar sua decisão, confira primeiro as vantagens desse modelo de veículo:
1. Eficiência energética
Com a energia elétrica como fonte para que o veículo funcione e transite pela cidade, é possível promover alta eficiência energética e garantir uma boa performance no trânsito.
Os carros elétricos são econômicos no consumo e podem percorrer longas distâncias com uma única carga.
Contribuindo para que o uso seja agradável, eficiente e possa reduzir significativamente os custos de quem usa carro todos os dias. Mas para tal, é preciso ter uma estratégia de recarga do veículo, visando evitar que ele fique sem condições de circular no meio de um congestionamento por falta de energia.
2. Redução da poluição
Os carros elétricos não poluem como os veículos tradicionais. Por isso, são modelos que ajudam a melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas, evitando a poluição ambiental.
Ponto considerável para quem busca veículos que não vão poluir o meio ambiente e que são compatíveis com suas crenças pessoais e estilo de vida.
No entanto, é importante destacar que a redução da poluição é restrita ao processo de combustão. Um veículo elétrico tem o mesmo nível de poluição de um automóvel tradicional em relação à fabricação do modelo.
3. É possível recarregar o veículo com energia renovável
Um ponto interessante é que a recarga do veículo pode ser feita a partir de uma variedade de fontes renováveis.
A energia solar, por exemplo, é uma tecnologia que está se popularizando em imóveis residenciais, condomínios e imóveis residenciais.
Por isso, quem deseja economizar no longo prazo e ter um veículo muito mais sustentável, pode investir em energia solar para seu imóvel.
Assim, será possível fazer a recarga de seu veículo em casa com total qualidade e tranquilidade, usufruindo de uma estratégia totalmente renovável e com bom custo benefício.
4. Baixo custo de manutenção
Os automotores elétricos possuem menos peças em seus motores, o que faz com que seja muito mais em conta dar a devida manutenção no veículo.
Além disso, dependendo de alguns fatores a recarga do veículo usando energia elétrica é muito mais em conta que o uso de um veículo abastecido com gasolina, diesel ou etanol.
Por isso, a manutenção diária do veículo é mais em conta quando comparamos o modelo elétrico com o tradicional.
Desvantagens dos carros elétricos
Como tudo na vida, o carro elétrico também tem algumas desvantagens, que precisam ser conhecidas do comprador.
Considerando que, são fatores que pesam na tomada de decisão para que se possa identificar se você realmente quer comprar o veículo.
Afinal, são questões que interferem diretamente no uso diário do carro elétrico, podendo ocasionar insatisfação com o uso, confira:
1. Autonomia limitada
Muito embora as baterias estejam cada vez melhores, o carro elétrico tem limitação de autonomia para cada carga da bateria. E isso é algo que precisa ser considerado em relação à aquisição.
Tendo em vista que, o carro precisará ser recarregado sempre que a bateria estiver esgotando, assim como é feito com smartphones, por exemplo.
Todavia, é necessário ter a estrutura adequada para que o carregamento possa ser feito com eficiência. E isso ainda é algo bastante limitado em todo o país. Por isso mesmo, pode vir a ser algo que incomoda durante o uso do veículo como parte do dia a dia.
2. Preço do veículo elétrico
O preço do veículo elétrico é outra desvantagem. Por ser novidade e não ser o tipo de tecnologia que está bem disseminada em todo o país, é algo que ainda tem um alto custo.
Portanto, é interessante analisar se a aquisição e até mesmo a manutenção periódica do veículo cabem em seu orçamento.
Afinal, o modelo é caro de adquirir e de manter no dia a dia. Custos como seguro e IPVA sempre são calculados considerando o valor do veículo. Portanto, uma aquisição sempre deve ser algo bem pensado para evitar rombos orçamentários indesejados.
3. Vida útil da bateria
A bateria de um carro elétrico é o seu maior custo de manutenção. Um veículo precisa ser bem cuidado para evitar que a vida útil da bateria seja diminuída.
Além disso, o custo de mudar uma bateria viciada é algo que é realmente expressivo. Portanto, é interessante estar de olho nesse quesito para não se arrepender da aquisição.
4. Longo tempo de recarga
A bateria de um carro elétrico é grande, justamente para suportar que seja possível percorrer longos trechos com o veículo.
O tempo de recarga de cada veículo varia conforme o tamanho da bateria, bem como, da tecnologia usada.
No entanto, ainda é uma desvantagem dos carros elétricos. É importante analisar esse fator para que seja possível identificar se vale a pena adquirir o carro para sua rotina.



