Quando se aborda o tema, Casa Inteligente, muitas pessoas associam essa questão a possuir mecanismo complicados que fazem parte da área tecnológica ou simplesmente não tem ideia alguma de como iniciar.
Nesta matéria vamos expor todos os detalhes para se ter uma Casa Inteligente e quais a suas funcionalidades.
Portanto, dentre os muitos itens inteligentes encontrados hoje no mercado para se equipar uma casa e tornar ela automatizada, é suficiente que ela tenha alguns implementos para se tornar uma casa inteligente.
Esses aparelhos devem estar acessíveis uns aos outros, proporcionando dessa forma mais conforto e utilidade ao proprietário no seu cotidiano, tornando tarefas antes árdua, mais amenas.
Sobretudo, não é sem motivos que o mercado global de equipamentos inteligentes teve um aumento de 11,7% em 2021 e o mercado está muito otimista em relação a esse crescimento, tendo em vista, que se espera para 2026 um avanço na casa dos dois dígitos, segundo a IDC.
Confira a seguir detalhes mais abrangentes.
Casa Inteligente o que é?
Uma Smart home que se denota casa conectada, dispõe de tecnologias interligadas, que trará soluções que propiciam ao morador, maior usabilidade, conforto, segurança, eficiência e economia. Sem dúvidas são inúmeros os benefícios.
Aliás, atualmente encontra-se no mercado itens como:
- Lâmpadas inteligentes;
- Acessória de voz;
- Sistema de fechamento digital;
- Câmeras com método Wi-Fi;
- Eletrodomésticos
- Cortinas, além de muitos outros itens.
Esses aparatos estão entre tantos outros artigos modernos que a cada dia estão fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas e suas casas. Como também, são facilmente monitorados e comandados, por sistema de reconhecimento de voz, mesmo estando distante.
Por isso, a smart home é um atrativo para o estilo de vida moderno, levando em consideração rotinas repletas de trabalho e comprometimento, dos habitantes. Com isso, a meta de automatização faz tudo mais corriqueiro e eficaz.
Leia também: Mulheres e Tecnologia juntas no Mercado de Trabalho.
Como Funciona?
Internet das Coisas, esse é o termo utilizado para Internet of Things. Veja como ela funciona.
Como já citamos logo acima se trata de um mecanismo que interliga praticamente tudo o que você quiser dentro e fora da casa e todos eles acessados via internet.
Dessa forma, você pode transmitir uma ordem, através de um comando de voz e simplesmente o determinado equipamento faz o que lhe foi determinado, isso por meio de um Aplicativo, que aliá pode ser até programado para iniciar a tarefa.
Sendo assim, naqueles dias de extremo calor, você pode estar a caminho de casa e já acionar o ar-condicionado ou talvez você pretendesse chegar mais cedo do trabalho, contudo, ocorreu um imprevisto e já escureceu e você não chegou em casa, não tem problema, com apenas um toque você ascende as luzes.
Deu vontade de tomar aquele cafezinho? Mas, ainda está longe de casa? Não tem problema, basta ligar automaticamente a cafeteira e ainda se quiser, fechar a persiana para proporcionar um clima agradável para que se possa assistir um filme.
Já enjoou de pagar o controle remoto para abrir o portão da garagem? Com o sistema à loT, basta você se aproximar do portão que ele abrirá, graças ao sistema que acompanha sua localização.
Casa Inteligente e sua Evolução
A automação residencial era tida nos meados dos anos 90, como privilégio de famílias ricas com grande poder econômico, destacando-se belas suas imensas e belas casas.
Embora, com o desenvolvimento da tecnologia, a situação se modificou e hoje em dia as casas inteligentes estão se tornando mais disponíveis à famílias com menor poder aquisitivo.
Confira como foi o seu desenvolvimento no campo tecnológico e como isso facilitou a vida de milhares de pessoas.
1975
Você sabia que foi durante o ano de 1975 que foi lançado o primeiro programa de automação beneficiando as residências? Pois é denominada de X10, ela funciona por meio de envio de dados digitais de radiofrequência.
1990
Já surgindo como uma revolução tecnológica a lo T, fazia, pela primeira vez, uma simples torradeira funcionar por meio do uso da internet.
1998
Chega a gigante Google, fundada por Larry Page e Sergey Brin nos Estados Unidos, como resultado, aqui no nosso país, se dá início aos primeiros esboços da automação de casas, contudo, o valor é muito alto.
Durante esse ano aparelhos como; home theater, televisores e ainda comando de luzes já eram possíveis.
1999
Kevin Ashton, uma pessoa muito dedicada à pesquisa digital, utiliza pela primeira vez o vocábulo “Internet das Coisas”.
2000
É lançado nos Estados Unidos, pela empresa LG, um refrigerador em rede, possível de ser acessado via internet.
2001
Dá se início a grande “investida” das grandes empresas do ramo da tecnologia, visando o imenso e desbravador mercado no Brasil.
2003
O caminho já está aberto, o crescimento é evidente com a chegada das redes de banda larga e com uma velocidade espantosa para aquele ano, possibilitando a conexão dos mais variados dispositivos.
2004
Se tudo já parecia estar de bom tamanho, agora as indústrias anunciam a chegada de técnicas sem a necessidade de se utilizar cabeamentos, restringindo os gastos. Seguimentos como, ZigBee e Z-Wave, sistemas que trazem menos oscilações do que Wi-Fi.
2007
Nos Estados Unidos é estabelecida a Fitbit, uma empresa fabricante de itens com a tecnologia wearable sem necessidade de fio. Agora com a renovação, produtos como, os relógios inteligentes começam a fazer parte da vida das pessoas.
Outros produtos, como por exemplo, vestuários que possibilitam rastrear e demarcar várias funções do corpo.
2010
Passados 3 anos, surge uma referência entre os aparelhos móveis, o primeiro iPad é apresentado. Sendo assim, tablets e smartphones, dão início a uma alteração importantíssima no que diz respeito a automatização de casas.
Desse modo, o aparecimento e evolução de Aplicativos e Softwares, para uso desses aparelhos são notórios.
2014
A empresa Apple, visando proporcionar soluções entre os dispositivos remotos, apresenta seu lançamento na área HomeKit, com itens de segurança em geral.
2015
Esse ano é marcado pela disputa entre a Microsoft e Apple, atentas ao mercado, elas desenvolvem tecnologias que permitem, ligar ou desligar um aparelho usando apenas a voz, ou seja, agora existe a possibilidade de se programar equipamentos digitais.
Com isso, o Cortana é criado pela Microsoft, enquanto a Apple lança a Alexa.
2016
Uma mudança tecnológica ocorre, que vai assegurar uma maior funcionalidade de recursos, tendo em vista, a inovação gerada por parte do Google Home Smart Speaker.
2017
Um crescimento no uso dos dispositivos das residências nos Estados Unidos, chegando a mais de 75% das que utilizam Wi-Fi como forma de conexão.
2020
Uma expansão perceptível abrange o mercado aqui no Brasil, com inovadoras tecnologias que estão disponíveis para Casa Inteligente. Várias empresas fornecem acesso a essas tecnologias, que vai de um moderno modelo de televisor até a simplicidade de uma lâmpada.
Benefícios da Tecnologia Para Casa
Muitas pessoas podem estar se perguntando, quais as vantagens em investir em sistemas tecnológicos para casa?
A pergunta é pertinente e muito fácil de se entender, pois, aquelas pessoas que resolvem gastar um dinheiro em tecnologia para sua na casa, acima de tudo, obtêm uma melhor qualidade de vida.
Como resultado, a tecnologia vai proporcionar ao seu morador bem-estar, tranquilidade e proteção. Podemos enumerar os favores alcançados e não é à toa que essa tendência tem conquistado um número cada vez maior de adeptos.
Confira alguns pontos relevantes:
Proteção – Existe atualmente, uma pluralidade de sistemas digitalizados e eficientes que proporcionam mais segurança aos moradores. Entre diferentes opções estão os sistemas de fechadura digitalizadas, câmeras de segurança, identificador de gás e fumaça.
Contenção de Gastos – Os procedimentos tecnológicos de certa forma estão unidos com a sustentabilidade. Por exemplo, a pessoa que emprega o seu dinheiro em sistemas como um sensor de presença, está economizando, tendo em vista que a determinada luz só irá acender quando for preciso.
Enfim, alguns dispositivos, especialmente os inteligentes, permitem o controle por comando à distância, com isso, a pessoa não estaria desperdiçando consumo de energia elétrica.
Comodidade – Graças aos dispositivos inteligentes, que sem dúvidas promove aos habitantes da casa uma dose de conforto, acender as luzes da casa, acionar o ar-condicionado é realizável através de um App.
Assim como, caso saiam de viagem e deixem algum aparelho ligado, não há a necessidade de retornar para desligar, o aplicativo realiza a mesma função.
Fácil Acesso – A tecnologia abrangendo as tarefas domésticas é capaz de ajudar pessoas com necessidade especiais ou idosos. Com dispositivos inteligentes, porque eles permitem configurar rotinas e gerenciar equipamentos com comandos de voz.
Esperamos tenham apreciado a leitura e até a próxima.
Fonte:Intelbras



