Cibersegurança: O que é, importância e vantagens

Cibersegurança, a proteção de dados é uma obrigação para todas as empresas. As ameaças que existem na Internet podem pôr em risco a segurança dos sistemas, informação, software e especialmente dados.

Anúncios



No entanto, as organizações muitas vezes não estão cientes dos perigos que existem na web.

Portanto, este artigo que aborda a cibersegurança, sua importância e os meios disponíveis para combater o cibercrime.

O que é cibersegurança?

A segurança cibernética é a implementação de um conjunto de técnicas e soluções de segurança para proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações.

Esta proteção deve cobrir todo o ciclo de vida dos dados, desde a sua geração e processamento até à sua transferência, armazenamento e eliminação. Indivíduos e empresas enfrentam diferentes tipos de ameaças digitais todos os dias.

Essas ameaças podem ser um ataque de computador ou um ato de espionagem para roubar dados pessoais, um ataque direcionado para obter uma vantagem econômica (como o roubo de bancos de dados ou ransomware) ou ciberterrorismo que visa criar um estado de insegurança e desconfiança em grandes grupos.

Anúncios



A vulnerabilidade dos sistemas de TI às ameaças cibernéticas

Os sistemas informáticos são uma das áreas mais sensíveis aos dados. O nível de proteção que um sistema de computador precisa determina-se pelo tipo e sensibilidade da informação que ele contém. Em geral, distinguimos quatro níveis de segurança:

  • Sistemas de baixo nível de segurança que utilizam hardware barato sem qualquer encriptação;
  • Dispositivos de segurança de nível médio que utilizam tecnologias padrão como firewalls, mas que podem carecer de verdadeira proteção de pontos finais;
  • Sistemas de alta segurança que utilizam equipamentos de última geração, incluindo medidas de autenticação abrangentes, como autenticação de dois fatores (2FA) e autenticação multifatorial (MFA), bem como software antivírus instalado em cada ponto sem falhas;
  • O quarto nível inclui ambientes de isolamento completo onde apenas o pessoal autorizado tem acesso, através de portas limitadas, a funções específicas dentro das máquinas virtuais, pelo que qualquer potencial violação pode conter-se de forma imediatamente.

Além disso, os computadores podem classificar-se como pessoais ou profissionais com base na sua utilização numa empresa ou em casa.

Essas categorias têm requisitos diferentes quando se trata de determinar o nível de segurança que precisam para resistir às tentativas de hacking.

O que inclui não apenas ataques de rede, mas também invasões físicas nos próprios dispositivos, que podem levar ao roubo ou à alteração dos dados armazenados – tudo o que deve ser levado em consideração para protegê-los.

O seu computador pode armazenar muita informação pessoal, por isso é importante ter uma proteção adequada.

Você deve ser capaz de acessar seus arquivos quando estiver em movimento, mantendo um nível adequado de segurança.

Por que a cibersegurança é tão importante hoje?

Você deve saber que as empresas que investem em segurança cibernética são mais eficazes na prevenção de ataques.

A importância da segurança cibernética nunca deve ser negligenciada, porque ano após ano, esses ataques estão acontecendo a um ritmo cada vez maior.

De acordo com as estatísticas, quanto maior for uma empresa, maior a probabilidade de ser atacada. No entanto, isso não impede que pequenas e médias empresas estejam em perigo.

Nenhuma empresa online está imune a um ataque cibernético. As implicações financeiras, físicas e legais de um ataque a qualquer organização podem ser absolutamente devastadoras.

Nas últimas décadas, a TI tornou-se parte integrante do local de trabalho. Agora vivemos em um mundo mais avançado em termos de tecnologia que, além de ser uma vantagem para o ecossistema empresarial, nos expõe a um maior risco de cibercrime.

Em que se baseia a cibersegurança?

A estratégia de segurança cibernética baseia-se no reforço de três capacidades:

  1. ‍Capacidades de prevenção. As vulnerabilidades e ameaças são analisadas para implementar as medidas ou controlos necessários para mitigar os riscos para a segurança cibernética. Isso pode incluir conscientização de pessoas, cópias de backups, instalação de antivírus, política de privacidade, criptografia de e-mails, restrições de acesso a informações por tipo de usuário, etc.
  2. ‍Capacidades de detecção de ameaças. O processo de segurança cibernética deve ter em conta como detectar novas ameaças, complementando assim as capacidades de prevenção. Isto requer o acompanhamento em tempo real do sistema de segurança cibernética e a gestão das vulnerabilidades dos vários ativos utilizados.
  3. ‍Capacidades de reação. Uma série de protocolos deve incluir-se para implementação quando um ataque cibernético ocorre ou uma ameaça é detectada. O objetivo é minimizar possíveis danos, garantir a integridade e confidencialidade das informações.

Ciberinteligência: o que ela traz para a segurança cibernética?

Confira a LEI Nº 14.155, DE 27 DE MAIO DE 2021.

Quando se trata de segurança cibernética, a ciberinteligência cuida da análise de informações. Ela procura, identifica e prevê ameaças e ataques cibernéticos e, finalmente, relata e propõe ações.

O cibercrime está em constante evolução, trazendo constantemente novas ameaças e formas como a informação está ameaçada na rede. A inteligência cibernética visa detectar novas ameaças até antecipar seu aparecimento.

Tudo isso é possível graças a processos de análise de informações (informação pública, geolocalização, interceptação de sinais e interações virtuais). Ela também usa a análise de inteligência artificial e a ciência dos dados para analisar grandes quantidades de dados.

Sobretudo, a inteligência cibernética segue um processo pelo qual ela ontem informações e previsões sobre ameaças à segurança:

  • Identificar objetivos a alcançar-se por meio da análise de informações.
  • Definir as diferentes fontes de informações a usar-se.
  • Estudar e analisar os dados usando ferramentas apropriadas.
  • Identificar possíveis riscos e ameaças definidos nos objetivos.
  • Propor medidas ou ações tendo em vista a ameaças e riscos.

No entanto, com o uso da inteligência cibernética, os profissionais de segurança cibernética têm informações que lhes permitem antecipar novas ameaças.

A estratégia de inteligência cibernética está associada a uma estratégia de colaboração com outras entidades para trocar informações sobre questões de segurança.

Estas entidades estão ligadas à inteligência cibernética e realizam avaliações contínuas de ameaças, tais como a equipa de resposta a emergências informática ou a equipa de resposta a incidentes de segurança informática.

Assim, estas entidades partilham informações para ajudar as partes interessadas a conter ataques e ameaças.

Anúncios



ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS RECENTES