Economizar Energia Elétrica, além de fazer bem para o bolso do consumidor, favorecerá a sustentabilidade.
Veja algumas sugestões de como economizar energia para que você e sua família reduza tanto o consumo de energia como as sua despesas financeiras, em resumo pagamos pela energia que gastamos.
Nosso intuito é cooperar com você a compreender como realizar um consumo mais prudente e assim contribuir para um mundo melhor.
Vamos expor as melhores formas de como você pode começar a baixar a sua conta de luz e dessa forma, economizando um dinheiro extra no fim do mês.
E esse assunto é de muita importância, tendo em vista as adversidades que existem nos setores hidrelétrico e energético estão atravessando.
Portanto, se você chegou até este post é porque você além de querer Economizar Energia Elétrica, também esta preocupado com o meio ambiente.
Economizar Energia Elétrica é Tarefa Diária
A primeira coisa que uma pessoa deve ter em mente é que essa iniciativa, de Economizar Energia Elétrica, deve ser diária.
Não adianta o cliente, durante todo o mês, realizar essa atividade de economia, somente alguns dias do mês, lembre-se ter que fazer parte do seu dia a dia.
O sol como Aliado
Vamos começar pelo que a própria natureza nos oferece, ela é totalmente de graça, que é a iluminação proporcionada pelo sol.
Assim, além de ela, a iluminação solar, nos beneficiar ela também é uma grande aliada no que diz respeito a saúde.
Porque quando uma pessoa fica exposta ao sol, com horários e duração recomendada, isso faz com que o corpo produza vitamina D.
Sendo assim, você pode aumentar a quantidade de iluminação dos locais desejado, diminuindo o uso de luzes acessas.
Dessa forma, não acomode móveis mobiliários que possam tomar espaço da entrada da luz solar.
Outra dica muito boa é pintar as paredes internas da casa com cores claras, isso faz com que a claridade do sol se espalhe melhor no ambiente.
Outro acessório que pode ser usado dentro de casa são os espelhos, eles fazem com que a luz solar auxilie na claridade dos cômodos, por causa do reflexo emitido pelo sol no espelho.
Confira mais dicas Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
Escolha das Lâmpadas Certa
Para economizar as vezes o consumidor terá que gastar, vamos explicar melhor.
Se alguém entrou nesse combate de reduzir a conta de luz, precisa pensar em custo benefício, e dessa maneira, substituir as lâmpadas de sua casa pode ser necessário.
Vamos dar um motivo convencedor para você, a iluminação procedente das lâmpadas é causadora por uma despesa em média de 20% do gasto completo de energia de uma residência.
Por isso, é que citamos o custo benefício, o consumidor gastará agora, mas no futuro economizará.
Vamos apresentar alguns modelos de lâmpadas que consomem menos energia.
Lâmpadas de LED
Este modelo de lâmpada, com uma potência somente de 10w, é capaz de clarear o mesmo que uma incandescente de 60w, ou então, uma fluorescente de 15w.
Tendo cerca de 25.000 horas de uso, em média.
Em quem pensa que por ela ser mais econômica é também a mais cara está enganado, atualmente pode se encontrar no mercado preços menores do que já foi no passado.
E o melhor de tudo ela retribui ao cliente em forma de economia de consumo, podendo chegar à 85%, sendo assim, as lâmpadas de LED, contribui com o custo, benefício.
Sobretudo, fazendo parte da estrutura de LED, se obtêm uma variedade de modelos para diversas áreas que se pretende iluminar, como por exemplo:
- LED A125 – um modelo perfeito para grandes ambientes.
- LED A70 – avanço quando se trata de economizar.
- A60 – para quem quer iluminar pequenos ambientes.
- Decorativa de LED – com cerca de 15 mil horas e consumo econômico.
- Filamento LED Bulbo Âmbar – beleza e elegância, sem comprometer o consumo de energia.
Desconectar da Tomada
Muitos desconsideram essa recomendação, mas é real que se obtêm uma queda na conta de energia simplesmente tirando da tomada os equipamentos que não estão em uso.
Por isso, aqueles aparelhos que parecem consumir praticamente nada de energia, quando estão na tomada, esses também fazem a sua parte consumindo energia.
Aparelhos como por exemplo:
Tv – Computador – Micro-Ondas – Aparelho de som
Entre outros.
Manutenção dos Eletrodomésticos
Sem dúvidas manter os eletrodomésticos em bom estado de conservação, pode ser crucial para que conter gastos referentes ao consumo de energia elétrica.
Frequentemente, verifique o estado da vedação da geladeira, como também, manter ela sempre limpa além, de preservar sempre limpos os filtros, que são usados nos aparelhos.
3 vilões
com certeza, a maioria das pessoas já estão com os nomes desses vilões na ponta da língua.
Quem disse, chuveiro, ferro de passar roupas e a maquina de lavar, acertou.
Eles tendem a ser os campeões em se tratando de consumo de energia elétrica.
Mas, calma é tudo uma questão de hábito, quando mais a pessoa persistir menos energia irá pagar, então veja algumas dicas.
No caso do chuveiro, basta fazer uso na posição verão, é claro quando viável, e durante o banho, abra o chuveiro se molhe, feche para se ensaboar e ligue somente quando for se enxaguar.
No contexto do ferro elétrico, a dona de casa pode começar a fazer um teste, quando acabar de lavar as roupas, pendure-as bem esticadinhas.
Em seguida, quando for dobrar, capriche na dobra para não amassar, fazendo isso, não irá ter a necessidade de usar o ferro de passar.
Mas, se caso prefira usá-lo, utilize de forma única, aproveitando o seu calor.
E para finalizar, para a utilização da máquina de lavar, sempre programe o tempo de uso, para que ela não desperdice água, sabão e energia, bem como, o manuseio da maquina no seu nível admissível, isto é, para não usar uma pequena quantidade de roupa.
Lembre-se que é uma tarefa diária a luta para baixar o consumo de energia. Mas pode ter certeza que você é capaz.
São métodos descomplicados e de fácil execução, portanto, mãos a obra, comece hoje mesmo.
Fonte de pesquisa: https://www.rioverde.com.br/



