Holding Patrimonial: Você sabe sua utilidade?

Holding patrimonial trata-se de uma expressão que se tornou popular nos últimos anos.

Anúncios



Veja como ela pode ajudar na gestão do seu patrimônio? Por ser um modo de administrar um patrimônio reduzindo as despesas com impostos.

Por isso mesmo, é natural que as pessoas tenham interesse em criar uma holding, com o intuito de manter o patrimônio adquirido legalmente sem que seja necessário lidar com altas cargas tributárias que são comuns no Brasil.

Leia: Consulte Dinheiro em Bancos

Pensando nisso, nós vamos te dar um panorama geral sobre a holding patrimonial, a fim de que você possa identificar se é a melhor maneira de gerir seus bens no país.

O que é uma holding patrimonial?

Basicamente faz-se uma maneira de constituir uma empresa entre sócios ou uma equipe de amigos, por exemplo, com o intuito de administrar um patrimônio dos investidores da holding.

Anúncios



A organização em holding permite aos interessados criar um plano sucessório facilitado, com proteção de patrimônio, gestão de heranças e diminuir as despesas fiscais.

A holding patrimonial é um empreendimento com estrutura societária pensada com o intuito de que os seus membros tenham participações acionárias ou cotas que representam sua porcentagem de patrimônio.

Dessa forma, todos os participantes da sociedade podem desfrutar de uma distribuição justa do patrimônio, garantindo otimização fiscal e boa gestão de seu capital.

Uma holding tem estrutura de administração

A empresa é administrada por um profissional responsável, que é comprovadamente capacitado para assumir o cargo.

Nesse caso, há a viabilidade de contar com um especialista no gerenciamento dos bens, garantindo que seja possível preservar os recursos enquanto se fazem escolhas inteligentes para viabilizar o aumento desse patrimônio.

Afinal, uma holding visa adquirir diversos ativos, aspirando aumentar o próprio patrimônio enquanto usufrui de todas as vantagens fiscais.

Uma holding com imóveis físicos, por exemplo, que estão sendo alugados para terceiros, tem um significativo desconto no imposto pago sobre a renda da locação.

Além de diversos outros benefícios fiscais como o encolhimento dos custos no momento de transferir bens para os herdeiros, por exemplo.

Quais são as vantagens?

Holding patrimonial converte-se num tema atual e em alta por causa de todos os benefícios e vantagens que esse protótipo de empreendimento oferece, como:

1. Redução expressiva de impostos

Essa espécie societária permite a redução expressiva da incidência de impostos sobre o capital.

Diante disso, é possível resguardar o capital e trabalhar visando a multiplicação legal do patrimônio.

Em suma, ela visa uma organização criada com a finalidade de gerenciar os haveres dos elementos membrados e envolvidos.

E obviamente um dos principais objetivos ao criar uma holding é garantir que os gestores do patrimônio tomem boas decisões e façam aquisições que permitam a multiplicação do capital.

2. Administração qualificada

Ao estabelecer uma holding se necessita eleger um profissional que ficará com a função de gerenciar a holding.

Diante disso, é possível contratar um profissional competente que será responsável pela tomada de decisões da holding.

O administrador passará a tratar de diversas questões como:

  • A locação dos imóveis da holding;
  • Alocação do capital;
  • Distribuição dos lucros entre os sócios e afins.

Dessa forma, os sócios usufruem de decisões qualificadas, tendo um gestor eficiente, capaz de garantir eficiência na gestão do negócio.

Isso é extremamente importante para potencializar os resultados do patrimônio, tendo um administrador que visa reduzir custos, lida com toda a burocracia e entrega bons resultados para os sócios.

O administrador poderá cuidar de todos os ativos dos sócios como: imóveis, ações, participações em outras instituições, títulos, entre outros ativos. Desde que todo o capital faça parte da holding.

E isso reduz o trabalho do proprietário dos bens, que está cedendo a administração para um profissional qualificado e que otimizará seu cotidiano.

3. Facilidade de sucessão

Muitas pessoas conhecem histórias de problemas familiares no momento determinado de dividir heranças. Quando uma família tem empresas em comum, é mais interessante dar existência a uma holding.

De modo que, ocorra um plano sucessório o que pode assegurar a facilitação do processo de transmissão dos bens.

Além disso, a holding é interessante por salvaguardar o capital nas hipóteses de separações conjugais, contribuindo para que todo procedimento seja mais fácil e menos custoso.

Uma pessoa participante de uma por exemplo, e falece, deixa seus bens para os herdeiros que pagarão apenas o imposto de transmissão.

Desse modo, sendo muito menor em relação ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.

Elaborar uma holding patrimonial não é simples

Por ser vantajoso, muitas pessoas pensam que é sempre a melhor saída para todas as demandas, mas não é bem assim que funciona!

Na realidade, ela atua de modo notável para patrimônios acima de R$2 milhões. Tendo em vista que, realmente começa a promover todos os benefícios anteriormente citados.

Além disso, a criação precisa passar por avaliações de advogado especializado e por um contador especializado.

Tendo em vista que, trata-se da concepção de um corpo social que precisa estar plenamente legalizada para funcionar e ser tão benéfica quanto citamos.

Em alguns casos, não é possível fundar uma holding com os recursos desejados, por uma questão de legislação, visando respeitar os contratos já estabelecidos e garantir uma administração legalizada dos bens.

Portanto, obter sempre interessante ter consultoria qualificada para tirar suas dúvidas e analisar o seu contexto especificamente.

Após a análise dos aspectos legais, tributários e contábeis, é possível definir se a holding é uma boa estratégia em seu caso.

Na medida que, ocorre a identificação de que a estrutura está adequada para as suas necessidades, é hora de criar a holding que tem um custo inicial na faixa de R$16 mil.

Mas que acaba retornando para os sócios com o passar do tempo, justamente por proporcionar a facilitação da gestão dos bens e viabilizar economia no curto e longo prazo.

Aproveite que você já sabe mais sobre o tema, que aliás, torna-se apenas um dos padrões de holdings que podem ser criados, para que você possa identificar se é o que está procurando.

E enfim, começar a usufruir de todos os benefícios de constituir uma.

Anúncios



ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS RECENTES