Neste artigo queremos esclarecer, tornando fácil de entender para quem Quer Sacar o PIS sem o cartão cidadão.
Como também, mencionar outras maneiras de obter o benefício.
Dessa forma, você que precisa e se interessa em compreender quais são os seus critérios de recebimento, acompanhe a leitura até o final.
Porém, antes mesmo de discorrermos e falar sobre o assunto daqueles que quer sacar o PIS sem o cartão cidadão, permita-nos esclarecer sobre esse programa.
PIS o que ele envolve?
Designado como (Programa de Integração Social), foi formulado nos anos 70, como um programa que objetiva subdividir de forma mais adequada a receita, tornando-se similar ao 14° salário.
Sendo assim, fica obrigatório, por parte das Instituições empresariais privadas, que depositem uma quantia fixada e estabelecida mensalmente para que chamamos de reserva destinada exclusivamente ao seus contratados.
Essa reserva se intitula como Fundo de Amparo ao Trabalhador, (FAT).
Certo, mas, ampara a pessoa que trabalha como? Não são poucas as questões que envolve esse questionamento. Veja na sequência como isso ocorre.
Primeiramente, ele custeia, isto é, garante dois benefícios sobremaneira relevantes como por exemplo:
Abono salarial – Seguro desemprego
SUGERIMOS PRA VOCÊ
Aliás, benefícios esses que tão somente atende aos cidadãos que são usufruidores do PIS.
Vamos entender sobre os dois benefícios. Começando pelo Abono Salarial.
Ele é o familiar e conceituado 14º salário, pago devido a observância de certos quesitos, constar um período de 30 dias, ao menos, de carteira assinada. Como também, encontrar-se inscrito, ao mínimo 5 anos, com inscrição no PIS.
Abono Salarial objetiva viabilizar auxílio financeiro, com maior inclusão social por parte dos trabalhadores e como reflexo a economia do país se fortalece.
Já no contexto do Seguro Desemprego, é uma carência de determinados dias e meses, que as pessoas que foram demitidas sem justa causa, recebem. Trata-se de um intervalo para que consigam outra admissão.
Quem fica responsável por realizar o pagamento e gerenciamento do PIS é a Caixa Econômica Federal.
Como saber se tenho direito?
Fique tranquilo, vamos tornar compreensível essa dúvida. São mais de 23 milhões de cidadãos que vão sacar o PIS, neste ano.
Acima de tudo, saiba que seu registro com dados e informações, se realiza a partir da primeira vez que você teve seu serviço com carteira assinada.
Portanto, basta contar os anos, se contabilizou os 5 anos, você tem direito.
Outro grupo que faz parte são aqueles que exerceram uma atividade, tendo registro em carteira, no mínimo de 30 dias dentro do ano.
Na hipótese de ter como patrão uma Pessoa Jurídica, somente ter recebido um ganho médio de 2 salários mínimos no decorrer do ano base.
No cenário de contratas como domésticas, assim como, trabalhador do setor rural, contratados por pessoa física, não terá a disposição o benefício.
Como sacar sem cartão cidadão?
Na circunstância ou ocasião de não contar seu cartão cidadão, seja qual for o motivo, acompanhe e veja como realizar.
Não tendo ele, se dirija à instituição da Caixa e tenha um documento que possa permitir sua identificação.
Os documentos são inúmeros como, CNH, RG, identificação de estrangeiros e outros. Todos que estejam citados em normas. Vale Ressaltar, que precisa ser o titular da conta.
Saiba como funciona o cartão cidadão?
Em conjunto, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, que foram os elaboradores do cartão. Com ele se torna mais simples acessar os direitos que os trabalhadores possuem.
Todos os que estão ajustados dentro do regime CLT, isto é, tendo com carteira assinada.
Justamente para possibilitar saques em terminais eletrônicos, dentro das agências, casas lotéricas e outros. Sendo capaz de gerir o dinheiro referente aos programas sociais.
Atualmente, sendo abono salarial, seguro desemprego, FGTS e os demais auxílios. Sendo praticamente indispensável aos que não tem conta em banco.
Diferentes jeitos de sacar
Claro que o provento não está restritamente da maneira citada acima. Estão a disposição outros meios. Vamos conhece-los?
Aplicativo FGTS
Estamos em tempos que pelo seu celular, com uma conexão de internet, você movimenta seu dinheiro.
Instale o App FGTS, preencha os dados solicitados. Uma vez estando acessado, se exibir a mensagem “Você possui saque disponível”, selecione retirar PIS/PASEP.
Jamais se esqueça de verificar se está algo incorreto, antes de fazer o saque.
Lotérica
Já nas lotéricas é permitido o saque em posse do cartão cidadão. E a quantia estabelecida é de no máximo R$ 3 mil reais.
Na posse do cartão cidadão
Com ele você fica livre para escolher o local de retirada, a saber, caixas eletrônicos de autoatendimento, bancos, além dos locais autorizados.
Similarmente, o montante da retirada é similar ao citado da lotérica.
Caixa TEM
Sendo também um aplicativo, ele é útil para obter o PIS e abono salarial, desde que tenha direito.
Entrando no App com login e senha, selecione por abono salarial, caso tenha quantia a receber é só efetuar a transferência, via boleto ou PIX.



